Um dos maiores escritórios de arquitetura do mundo acaba de adentrar no tão falado metaverso. O Zaha Hadid Architects (ZHA), sediado em Londres, anunciou a criação da cidade virtual chamada Liberland Metaverse, inspirada em uma micronação autogovernada que se localiza entre a Sérvia e a Croácia. Misturando fantasia e realidade, Patrik Schumacher, principal arquiteto da firma, se uniu com a plataforma Mytaverse para hospedar seu novo projeto cibernético.
A cidade será toda baseada no universo de Zaha Hadid e contará com prefeitura, espaços de trabalho, praça, centro de exposições e até uma galeria de NFTs. Além da arquitetura tomada de formas curvilíneas e sinuosas, podemos ver a clara união entre o mundo real e virtual, já que as construções do ciberespaço não possuem limitações e permitem um grande uso da criatividade. Telhados flutuantes, interiores gigantescos e até auditórios que se expandem de acordo com a quantidade de pessoas que o frequentará são alguns dos exemplos inusitados.
Liberland é o nome de um país autodeclarado pelo atual presidente libertário Vít Jedlička, e que, por falta de estrutura, não tem moradores – nem o próprio presidente reside no país. Criada devido à atual disputa fronteiriça entre Croácia e Sérvia, o país não é reconhecido internacionalmente. Para Schumacher, a versão virtual do território será essencial para estimular seu crescimento no mundo real. Além disso, as pessoas podem comprar terrenos no metaverso que realmente existirão na cidade física.
Comentários