Para celebrar 30 anos de carreira, a mineira radicada em Nova York, Valeska Soares, ganha destaque em uma exposição organizada pela Pinacoteca de São Paulo, que acontece entre os dias 4 de agosto e 22 de outubro.
A mostra “Valeska Soares: Entrementes” ocupa o quarto andar e o espaço de entrada da Pina Estação e conta com pinturas, colagens, objetos e esculturas que são permeados por temas como o sujeito e o corpo, a memória e os afetos, e as relações entre tempo, espaço e linguagem.
Valeska nasceu em Belo Horizonte, em 1957, mas é radicada em Nova York desde o início da década de 1990. Bacharel em arquitetura pela Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, a artista explora essa área em suas obras através da ideia de ponto de fuga como eixo central e do espaço como um lugar em que o observador se relacione, buscando sempre um engajamento e uma participação com a obra.
Em suas peças, é muito comum encontrar materiais reflexivos, como espelhos, em contraste com substâncias orgânicas e sensórias, como flores, para aumentar a experiência do visitante. Além disso, a artista costuma, com grande frequência, explorar técnicas sensoriais.
Comentários