Na próxima terça-feira, 7 de setembro, comemora-se nacionalmente o feriado da Independência do Brasil. Momentos importantes da participação de ituanos e paulistas no processo de Independência e na construção da República fazem parte das imagens que compõem os Painéis de Azulejo do Museu Republicano de Itu, material iconográfico de grande destaque da instituição.

Entre os episódios retratados nas paredes do MRI estão a “Conferência dos representantes de Itu com os próceres da Independência em S. Paulo”, realizada em setembro de 1821; a “Solene adesão de Itu à causa da Independência”, ocorrida em 30 de junho de 1822; além do registro de quando “D. Pedro I outorga a Itu o título de Fidelíssima”, já em 1823.

A Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora do Museu Republicano, explica que, por meio de uma carta régia assinada por D. Pedro I no dia 17 de março de 1823, Itu recebeu o título de Fidelíssima por seu apoio ao governo do príncipe regente nos meses anteriores à separação de Portugal e ao próprio movimento de independência.

Os Painéis de Azulejo, assim como as exposições do Museu Republicano de Itu que estão em cartaz, podem ser conferidos de forma online, por meio do link https://vila360.com.br/tour/mrciusp.html. A plataforma oferece recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou auditiva, recursos de audiodescrição e descrição do conteúdo em espanhol e inglês.

Escrito por Tamyr Mota