Com inauguração prevista para o segundo semestre deste ano, a nova sede do Museu do Pontal, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, contará com uma área verde de 12 mil m². Os jardins, com 73 espécies nativas do Brasil, possuem um projeto de paisagismo assinado pelo escritório Burle Marx e foram pensados para contextualizar e dialogar com as esculturas do local.
A instituição, que possui o maior acervo de arte popular do Brasil, conta com nove mil esculturas criadas por 300 artistas brasileiros. Além das obras na área interna do museu, a aproximação com a natureza também era um ponto chave para os diretores do instituto, Lucas Van Beuque e Angela Mascelani, e deve atrair ainda mais visitantes para o local.
A criação dos jardins teve como ponto de partida uma campanha de financiamento coletivo, realizada em dezembro de 2020, para o plantio de espécies nativas em uma área de 2 mil m² do museu, incluindo árvores frutíferas, vegetações tropicais e plantas da caatinga. A iniciativa contou com o apoio de pessoas físicas e de empresas, como RepsolSinopec e Vale, e foi suficiente para a formação de toda a área verde do local, que conta também com um bosque de 10 mil m².
Além dos jardins, o bosque da nova sede do museu foi pensado para oferecer diferentes usos e atividades para os visitantes. Além de áreas livres de gramado, o espaço contará com um espelho d’água, um local para pequenos eventos culturais e um recinto para atividades infantis.
Comentários