O escritório de arquitetura britânico Baca Architects divulgou o projeto de um centro aquático que deverá se tornar o maior observatório marinho natural do mundo. O Australian Underwater Discovery Centre (AUDC), como é chamado o local, será construído na região de Busselton, no oeste da Austrália. O espaço terá uma estrutura em formato de baleia e contará com trilhas subaquáticas.

O observatório será construído no final do cais Busselton Jetty, que possui 1.841 metros de extensão e é considerado o mais longo cais com pilhas de madeira do hemisfério sul. A região é conhecida pela migração de baleias entre os meses de setembro e dezembro.

 O espaço, avaliado em US$ 30 milhões (cerca de R$ 166 milhões), permitirá que os visitantes vivam uma experiência imersiva no oceano e observem de perto a vida marinha por meio de grandes janelas de vidro. No local, os turistas poderão visitar também galerias de arte e um centro destinado à experiências gastronômicas.O observatório funcionará ainda como um centro de pesquisa que promoverá estudos relacionado à limpeza dos mares. O espaço, que pretende atrair visitantes de todo o mundo, será pensado para levar informações e educar o público à respeito das mudanças climáticas e dos impactos ambientais.

 

Escrito por Tamyr Mota