A nova fachada da sede do grupo Hanwha, em Seul, projetada pelo estúdio de arquitetura holandês UNStudio, incorporou de maneira inteligente o trabalho feito pelo conglomerado. Já que o grupo Hanwha é o terceiro maior produtor mundial de painéis solares, estes equipamentos sustentáveis foram acrescentados às janelas do edifício.
A fachada agora valoriza a luz natural com grandes janelas de vidro claro, emolduradas em alumínio. Todas as janelas foram projetadas de maneira a evitar que o sol bata diretamente dentro dos andares, mantendo o ambiente fresco. Já os painéis solares foram colocados estrategicamente para receberem a maior incidência de luz solar e, de quebra, refrescarem ainda mais as janelas com as sombras que projetam. Todos estes elementos, combinados, transmitem a ideia de sustentabilidade que o conglomerado deseja passar.
O UNStudio ganhou o concurso para projetar a nova sede do Hanwha em 2014. Os arquitetos organizaram as obras, tanto da fachada quanto do interior do prédio, para que elas não impedissem o funcionamento normal da sede.
Comentários