Tendo como ponto de partida o papel das janelas no design, na construção das relações sociais, nas artes, na arquitetura e na literatura, a Japan House inaugura hoje (29) a exposição WINDOWOLOGY: Estudo de janelas no Japão. Depois de passar pela Japan House Los Angeles, a mostra ocupa a instituição paulistana até 22 de agosto, com entrada gratuita.
A mostra foi concebida pelo Window Research Institute, instituição japonesa que realiza pesquisas em torno deste elemento que, à primeira vista pode parecer ter um papel simples no cotidiano, mas que se torna imprescindível, principalmente em momentos de reclusão social como o que o mundo vive atualmente.
Por meio de nove categorias, a exposição propõe diversas leituras sobre a representação da janela nos processos artesanais, em produções audiovisuais, na construção das casas de chás, na arquitetura contemporânea, nos mangás, nas suas diferentes aplicações nos diversos ambientes japoneses e seus múltiplos formatos, que foram se refinando e se adaptando às necessidades das diferentes culturas ao longo da história.
Todo esse universo das janelas é apresentado por meio de desenhos técnicos, maquetes, fotos, vídeos, mangás e obras literárias no segundo andar da Japan House e pretende mostrar aos visitantes que esse elemento arquitetônico pode ser um dos componentes mais fascinantes no dia a dia das pessoas, com o papel importante de conectar o externo e o interno, permitir entrada de luz e ar nos ambientes, proteger do frio e da chuva e fazer com que seja possível observar o outro, a natureza e o movimento das cidades e das pessoas.
Comentários