A Casa da Arquitectura abriu concurso para a atribuição de 10 bolsas de investigação para doutoramento, financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), ao abrigo do protocolo de Cooperação para Financiamento do Plano Plurianual de Bolsas de Investigação para estudantes de doutoramento celebrado entre as duas entidades. A decorrer até às 23h59 de 3 de junho 2024 (hora de Lisboa), as candidaturas para as 10 bolsas de investigação para doutoramento destinam-se às áreas de Arquitetura, Urbanismo, Território, com especial relação aos acervos, espólios e coleções da Casa da Arquitectura e conteúdos relacionados com a teoria, história e prática da arquitetura, tecnologia construtiva, sustentabilidade e economia energética ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI). A Casa da Arquitectura é também entidade de acolhimento dos bolseiros, cujas atividades de investigação devem estar enquadradas no plano de atividades e estratégia da instituição.
Para o Diretor-executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio, “o lançamento destas bolsas representa a concretização do compromisso da Casa da Arquitectura de promover e fomentar a investigação em torno da arquitetura e dos acervos à sua guarda, abrindo assim a possibilidade de produção de novo conhecimento científico a cidadãos portugueses e estrangeiros que se qualifiquem como elegíveis. Esta é uma oportunidade para gerar impacto real e significativo nas transformações na sociedade, no território e na forma como é percecionada a arquitetura”.
À data, o Arquivo da Casa da Arquitectura conta com 14 acervos/espólios e três coleções de arquitetura com mais de 240 autores e doadores envolvidos, cerca de 3700 projetos e, aproximadamente, 135 mil documentos analógicos e 180 mil documentos digitais. No que toca a acervos individuais de autores nacionais com relevância internacional, o Arquivo da Casa tem ao seu cuidado os de Eduardo Souto de Moura, Pedro Ramalho, João Luís Carrilho da Graça, Manuel Correia Fernandes e Teresa Fonseca, entre outros, a que soma, numa esfera internacional, os espólios dos brasileiros Lucio Costa e Paulo Mendes da Rocha.
Fonte: ArchDaily Brasil.
Comentários