Durante a Bienal de Arquitetura de Veneza, será apresentado o projeto da maior estufa de floresta tropical do mundo, desenvolvida sob uma única cúpula. Batizada de Tropicália, a construção será detalhada em uma exposição que contará com maquetes, desenhos, croquis e vídeos do planejamento da estufa. A mostra será organizada pela Zuecca Projects, uma organização cultural sem fins lucrativos, que atua na concepção de projetos interdisciplinares nas áreas da arte contemporânea, arquitetura e cinema.
A exibição tem a curadoria de Alessandro Possati, diretor de Zuecca Projects, e Arch. Thomas Coldefy, diretor do escritório de arquitetura Coldefy & Associés Architectes Urbanistes, que também colaborou com o projeto. Segundo os organizadores, a exposição visa transmitir uma mensagem ambiental e educativa. Nela, as pessoas poderão aprender sobre as proezas da engenharia e arquitetura e a singularidade da estufa. Além disso, o espaço também receberá conferências com profissionais da área, para investigar e discutir sobre os temas e desafios que a Tropicália possui.
A previsão é de que a estufa seja construída em 2024 na costa de Côte d’Opale, no norte da França. O local oferecerá aos visitantes a possibilidade de conhecer um ambiente de uma floresta tropical de 20.000 m², coberto por uma cúpula de 35 metros de altura. Com temperatura interna ventilada de 26°C, o espaço acomodará uma grande variedade de pássaros, borboletas, peixes, répteis e plantas exóticas.
Comentários