A uma altitude de 3.200 metros acima do nível do mar, o glamping Tenir Eco Hotels, no Cazaquistão, é um dos hotéis mais elevados do mundo. O espaço, projetado pelo escritório de arquitetura Levelstudio, é formato por módulos pré-fabricados feitos com uma estrutura de aço resistente às ventanias e ao clima rigoroso da região. Ideal para fãs de temperaturas extremas, o local possui vista panorâmica para as montanhas de Almaty.
O hotel é divido em pequenas cabanas de 30 m². Cada uma das estruturas é montada a partir de módulos pré-fabricados feitos por uma companhia local chamada Sputnik Trailers. Além da estrutura em aço, as cabines contam ainda com painéis de alumínio com camadas de lã que garantem isolamento térmico. Para que as estruturas pudessem chegar ao local onde foram instaladas, os módulos foram carregador por meio de grandes trenós personalizados e por escavadeiras.
As cabanas foram instaladas em pequenos postes de aço pensados para evitar o acúmulo de neve debaixo das casas. O formato das estruturas também foi pensado para evitar a formação de camadas de neve nos telhados. Além da forma estratégica, a geometria externa das construções ainda traz um visual único ao local. As cabines combinam madeira e alumínio em seu exterior, além de uma fachada de vidro que permite que os hóspedes tenham uma vista privilegiada para as montanhas.
As cabanas foram pensadas ainda para serem facilmente desmontadas. Dessa forma, é possível transferir as estruturas para um novo local de forma prática e sem precisar de trabalhos de demolição.
Comentários