O artista floral japonês Azuma Makoto é conhecido por colocar flores e arranjos em contextos bastante diferentes dos quais estamos acostumados. Trabalhos anteriores do artista incluem, por exemplo, lançar um bonsai de 50 anos na estratosfera e posicionar arranjos no fundo do oceano. As ações fazem parte do projeto “In Bloom”, que visa inserir elementos da botânica em situações impossíveis na natureza. E, como parte do projeto, a instalação “Frozen Flowers” merece destaque.

O time de Makoto instalou diversas espécies e folhagens em uma paisagem congelada na região japonesa de Hokkaido, conhecida por seu inverno rigoroso com temperaturas que ficam em torno de -8 ºC durante a estação.

Transportadas via trenó, as flores foram levadas para o meio de um campo aberto congelado para que o artista estudasse como se comportariam diante de um clima tão extremo. Segundo Makoto, o local onde foram instaladas é conhecido como “fim do mundo”, já que, durante o inverno, é possível avistar somente alguns poucos pinheiros espaçados e tudo fica completamente congelado.

Chegando lá, o próprio artista se encarregou de regá-las diversas vezes e em abundância para que a água congelasse e o time pudesse observar as flores congeladas. O resultado é que, mesmo sob gelo, as espécies coloridas ainda mantém sua beleza e a camada congelada realça suas cores. Colocadas em meio à paisagem congelada, elas também se destacam.

Escrito por Tamyr Mota