Lançado em 2015, o concurso que busca as melhores soluções para o plano de habitação na Lua e Marte da NASA já encontrou seus finalistas. Na fase semifinal da competição, a agência do Governo Federal dos Estados Unidos analisou detalhadamente as características arquitetônicas de cada projeto, bem como os layouts dos espaços interiores, para definir as três equipes que avançaram para a grande final.

Os finalistas foram selecionados dentro de um grupo de 11 equipes – cada uma apresentando suas ideias em escala real. O projeto favorito eleito pela NASA foi o do time SEArch +/Apis Cor, de Nova York. O grupo criou uma torre retorcida à prova de radiação e teve seu design aclamado pela agência.

 

A equipe Zoperhous, do estado de Arkansas, garantiu o segundo lugar com o projeto de abrigos feitos com estruturas modulares e conectáveis. O protótipo reutiliza a terra disponível na superfície de Marte como uma espécie de “cimento” para a construção dos módulos, que se encaixam como uma colmeia.

 

Em terceiro lugar, a equipe Mars Incubators, de Connecticut, apresentou um protótipo de habitação que se assemelha a uma fazenda. Dividido em quatro espaços, o projeto conta com um vestíbulo, espaço multiuso e uma área dedicada para o desenvolvimento de plantas, além da área de habitação principal.

Escrito por Tamyr Mota